Cárie

A cárie é uma doença decorrente de má higienização. As bactérias se “alimentam” de restos de alimentos que ingerimos e não removemos adequadamente produzindo ácidos. Quando esses ácidos entram em contato com os dentes eles causam uma desmineralização formando cavidades.

O primeiro sinal de cárie surge com uma mancha branca opaca que o dentista pode

identificar. Essa mancha significa que você tem cárie, mas ainda não possui cavidade. Quando está num estágio mais avançado, pode ser diagnosticada clinicamente (o que o dentista vê) e/ou radiograficamente (com rx). Com o auxílio do rx pode-se ainda avaliar cárie entre os dentes e infiltrações (cárie embaixo de restaurações).

É comum no desenvolvimento da cárie sentir dor com doces, gelados e quentes. Essa dor tende a aumentar com seu desenvolvimento, podendo chegar até uma dor espontânea, sem estímulos, necessitando nesse caso, tratamento de canal. Porém, é muito comum encontrar casos onde o paciente não sente dor alguma e nem se quer suspeite que possua cárie.O aumento de bactérias na região de cárie pode causar inflamação na gengiva, ocasionando mau hálito devido aos restos alimentares oriundos da nossa dieta, não tendo acesso à higienização.

Como tratar a cárie?

O tratamento a realizar é a remoção da cárie e a colocação de material restaurador podendo ser resina (branca) ou amálgama (prateada), sendo que a mais utilizada nos dias atuais é a resina devido suas propriedades e estética, devolvendo a forma original do dente e a saúde ao paciente. Assim como outros tratamentos odontológicos, as restaurações em resina são super-resistentes, mas precisam ser trocadas em intervalos de alguns anos de acordo com o tamanho da restauração e do dente. Essa avaliação será feita pelo dentista na sua consulta periódica.

Como prevenir?

Para prevenir o aparecimento de cáries é necessário manter uma boa higiene bucal através da escovação juntamente com o uso do fio dental, lembrando sempre de fazer revisões periódicas com o seu dentista.