Doença na gengiva: Sinais de alerta

Doença na gengiva: Sinais de alerta

A doença na gengiva é um sinal de alerta de que a higiene bucal não está em suas melhores condições. Manter as idas regulares ao dentista é um dos cuidados essenciais para evitar doenças na gengiva.

Ela precisa de cuidados e higiene, para que não apresente doenças que comprometam sua saúde bucal.

 

Gengivite

 

A gengivite é uma doença que gera vermelhidão e sangramento na área afetada pelo problema. Ela pode ser causada por múltiplos fatores, como a má higiene bucal, estresse, diabetes ou flutuações hormonais.

Por ser um problema de gengiva considerado simples pela maioria das pessoas, uma vez que não causa desconfortos consideráveis, é comum que a gengivite seja negligenciada.

No entanto, esse é um grave erro que você pode cometer com sua saúde, uma vez que a gengivite não tratada pode evoluir para uma periodontite. Que é um problema mais grave e que requer mais cuidados no tratamento.

 

Periodontite

 

Negligenciar a gengivite pode ocasionar o surgimento da periodontite, que é um problema mais grave e que requer maiores cuidados.

As placas bacteriana que se acumulam sobre os dentes decorrente da má higiene, e a calcificação da placa pela saliva transforma-se em tártaro. E a não retirada dessa placa faz com que o tártaro apareça e ocasione uma irritação na gengiva.

Esse processo gera uma inflamação na gengiva, resultando a separação entre a gengiva e os dentes. E isso forma espaços para que as bactérias entrem nas camadas mais internas da gengiva.

Negligenciar o tratamento pode fazer com que essas bactérias cheguem até sua corrente sanguínea, sobrecarregando o rim e ainda gerar problemas cardiovasculares.

Entre os sinais desse problema estão: mau hálito, sangramento gengival considerável, dores na região afetada e também o amolecimento dos dentes.

 

Como Evitar Doenças na Gengiva?

 

A doença na gengiva se origina especialmente pelos maus hábitos com relação à higiene bucal. Por isso, é sempre importante que as visitas com seu dentista estejam em dia.

O profissional é capaz de orientar melhores hábitos de higiene bucal. Além disso, nas consultas regulares seu dentista promove a limpeza profissional dos dentes.

Eliminando placas bacterianas de forma eficaz. Sendo possível fazer a devida manutenção da limpeza em casa. O uso de fio dental e a escovação após as refeições são hábitos que precisam ser mantidos e que contribuem para uma gengiva saudável.

 

Quais São os Sinais de Doença na Gengiva?

 

Alguns sinais demonstram que está na hora de procurar ajuda de um dentista para averiguar a existência de doenças na gengiva. Entre eles:

 

1. Alteração na Cor da Gengiva

 

Quando existe alguma inflamação ou problema em sua gengiva, é normal perceber que a região afetada mudou um pouco de cor.

A gengiva saudável tem um tom uniforme e rosado, caso note algum ponto roxo ou com a cor mais pálida que o comum, é bom consultar seu dentista.

 

2. Sangramento

 

Se a sua gengiva apresenta sangramento é sinal de que a limpeza diária precisa ser reforçada. Além disso, é hora de marcar sua consulta para que o dentista possa avaliar sua gengiva.

As doenças da gengiva precisam ser tratadas de maneira séria e responsável, para que a sua saúde bucal seja mantida em dia.

Uma vez que qualquer alteração na gengiva tende a afetar a qualidade da sua saúde bucal como um todo. Devido o amolecimento dos dentes, dificuldade de mastigação e dores.

 

3. Alteração no Hálito

 

Se você percebeu alteração em seu hálito este é um forte indício de que sua saúde bucal não está como deveria. As bactérias causadoras de doenças na gengiva podem ocasionar a halitose. Portanto, é um dos sinais de que pode existir um problema na região.

A questão do hálito precisa ser investigada pelo seu dentista, visando identificar o que ocasionou a alteração.

 

4. Inchaço

 

Gengiva inchada é um forte sinal de que existe alguma inflamação na região. A gengiva deve sempre ser firme e bem aderida aos seus dentes.

Portanto, qualquer sinal de inchaço na região é um motivo para visitar seu dentista o mais rápido possível. Visando identificar o motivo que originou esse inchaço na região.

Manter as consultas com seu dentista em dia é um cuidado fundamental para evitar problemas bucais. Marque sua consulta na Policlínica para ter o melhor atendimento.