Tratamento de Canal: Por que devo fazer?

Você já deve saber e muito sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal.

Mas nunca é demais enfatizar aquilo que é importante e essencial para a vida das pessoas, afinal, cuidado nunca é demais e saúde deve estar sempre em primeiro lugar.

E, é claro, uma boa higiene diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais.

Por isso, fique atento às diversas atividades que você deve exercer diariamente para garantir ótima qualidade no que se refere à sua boca.

Esses cuidados incluem, por exemplo, uma boa escovação a cada alimentação realizada.

Ela deve ser feita utilizando uma escova de dente de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor.

Ah, e não esqueça de passar o fio dental entre todos os dentes.

Além de realizar uma boa higiene bucal, é preciso também cuidar da alimentação. É isso mesmo.

É recomendado não exagerar na ingestão de açúcares e alimentos com amido pois, eles propiciam o desenvolvimento de bactérias que produzem ácido, e que causam danos aos dentes.

Outra indicação que deve ser seguida está relacionada com as visitas ao dentista, para realizar avaliações e limpezas periódicas.

E sobre o tratamento de Canal, você sabe do que se trata?

O tratamento de canal se trata da retirada da polpa danificada e do preenchimento da cavidade com um material específico.

Para você entender um pouco melhor, a polpa dentária é o tecido mole localizado na parte interior dos dentes, o qual contém nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo.

Esse tecido, que ocupa desde a coroa dentária até a ponta da raiz, quando é lesionado e infectado por bactérias, pode promover uma infecção, gerando muita dor e até inchaço. E é aí que entra o tratamento de canal.

A grande vantagem do tratamento de canal é a recuperação do dente, sem que seja necessária a extração.

Embora o dente perca a sua sensibilidade, a parte externa é preservada, garantindo maior conforto estético ao paciente e preservando as funções do dente.

Por que devo realizar um tratamento de canal?

O tratamento de canal, apesar de mal-visto, traz muitas coisas boas para o seu sorriso.

Os benefícios são acabar com lesões cariosas mais profundas, receber de volta a capacidade funcional do dente na mastigação, e o canal evita a perda do dente, que esta perda ocasiona uma alteração em toda a mordida levando o paciente a necessitar de outros tratamentos devido a perda dentária.

Como é feito o tratamento de canal?

Esse procedimento inclui a remoção do tecido cariado, a localização do espaço pulpar e em seguida a polpa danificada é removida. Com isso, os canais presentes nas raízes são esvaziados, alargados e limpos.

E enfim, é realizada a obturação do canal, que é feita com um material próprio para selar o espaço aberto anteriormente.

Quais cuidados são necessários após o tratamento?

Após a realização desse procedimento, são necessários alguns cuidados para que o tratamento seja um sucesso e o dente fique completamente recuperado.

Evite alimentos duros

Procure não mastigar alimentos duros na região em que foi feito o tratamento de canal, principalmente nas primeiras semanas após o tratamento, deixando o dente tratado em repouso.

Cuide muito da higiene bucal

É muito importante que você mantenha as escovações diárias e o uso do fio dental, que devem ser realizadas com suavidade na região tratada.

Preste atenção na medicação

Cuide dos horários e prazos para a ingestão dos medicamentos. Eles são importantes aliados para evitar incômodos ou dores até a conclusão do tratamento.

E não se esqueça, as visitas ao dentista são fundamentais para você controlar a sua saúde bucal, assim como o desempenho do seu tratamento.

Por isso, conte com a Policlínica. Qualidade em experiência proporcionando um atendimento completo para você.