Restauração de dentes: Procedimentos e Cuidados

Restauração de dentes: Procedimentos e Cuidados

A restauração de dentes é um processo que recupera a estética bucal e também devolve a funcionalidade ao dente.

O que torna a restauração de dentes um dos procedimentos mais procurados nos consultórios. Se você ainda tem alguma dúvida sobre restauração de dentes, é hora de esclarecer todos os aspectos desse procedimento!

O Que é uma Restauração de Dentes?

A restauração é um procedimento que visa recuperar a funcionalidade do dente. Como o próprio nome diz, o procedimento restaura os dentes que foram afetados por trauma, fratura ou cárie.

Normalmente o material mais usado é a resina fotopolimerizável, que repõe a forma dos dentes os quais sofreram perdas de estrutura por cárie ou fraturas.

Quando existe uma restauração maior a ser feita, o procedimento pode ser realizado fora da boca do paciente. Nesses casos é confeccionada uma peça para ser fixada no dente, ou seja, restauração indireta.

Um bom Dentista é Fundamental

Mesmo se tratando de um procedimento considerado corriqueiro nos consultórios odontológicos, a restauração de dentes deve ser feita por um bom dentista.

O profissional precisa ser qualificado para que a restauração seja bem-sucedida, assim como para realizar a orientação dos cuidados devidos a serem tomados.

Seguir todas as orientações é fundamental para manter sua saúde bucal em dia, evitando a necessidade de outras restaurações futuras.

Portanto, é importante escolher muito bem o profissional que irá cuidar da sua saúde bucal.

Manutenção da Restauração de Dentes

Após a restauração é preciso ter alguns cuidados que serão orientados pelo seu dentista. A depender do caso, pode necessitar que se mantenha jejum por algumas horas.

O que também depende diretamente do material escolhido para a restauração.

Todos esses fatores devem ser conversados com seu dentista que irá sanar suas dúvidas. De modo que a decisão possa ser tomada de maneira coerente.

Tendo em vista que o material escolhido implica na durabilidade do tratamento, da mesma forma que os hábitos do paciente contribuem e muito para a manutenção do procedimento.

Quantos Anos deve Durar uma Restauração de Dentes?

Quando a restauração é muito extensa, o paciente precisa evitar alimentos muito duros visando diminuir o risco de traumas ou fraturas no dente restaurado.

Já os dentes mais visíveis que receberam resina composta podem ficar pigmentados. O que faz com que o paciente deva controlar o consumo de alimentos como café e outras comidas que possuem pigmentação capazes de escurecer a resina.

O cuidado com a escovação dos dentes após as refeições também é fundamental para evitar esse escurecimento ao longo dos anos.

Em alguns casos a falta de cuidados no cotidiano pode fazer com que o paciente precise restaurar antes do tempo indicado de duração que é de 05 a 07 anos.

Portanto, não basta apenas escolher um bom profissional que lhe ofereça o melhor atendimento e os melhores materiais. É preciso manter a saúde bucal em dia ao longo dos anos para evitar a necessidade de um novo procedimento.

Por isso não existem garantias de quantos anos uma restauração deverá durar. Porque esse é um fator que depende diretamente da sua rotina de cuidados.

Como Identificar se Preciso de Restauração de Dentes?

Caso você esteja com dúvidas se precisa de uma restauração em algum dente, procure um bom dentista.

A consulta com seu dentista deve fazer parte da sua rotina de cuidados pessoais. Dessa forma o profissional poderá cuidar da sua saúde bucal e orientar os procedimentos necessários.

Tendo em vista que um dente com cárie pode gerar graves problemas de saúde, é sempre bom estar alerta. O procedimento de restauração de dentes será feito no próprio consultório do dentista.

Assim, você irá recuperar a sua função de mastigar com todos os dentes devidamente saudáveis. Portanto, se existe alguma dúvida não postergue sua consulta!